Blog do Ev. Heribaldo

Servo de Deus

domingo, 18 de outubro de 2009

DAVI NA CORTE REAL VIVENDO COM SABEDORIA

Texto Aureo.

E saia Davi aonde quer que Saul o enviava e conduzia se com prudencia; e Saul o pos sobre a gente de guerra, e era aceito aos olhos de todo povo e até aos olhos do Servos de Saul.(1Sm 18.5).

Verdade Pratica
Deus deu a Davi unção, bem como prestigio diante de Israel, e ele se conduziu com prudencia na presença de seus lideres e auxiliares.

Introdução
Mesmo antes de derrotar golias, Davi era um jovem talentoso e temente a Deus(I Sm 16.18). Antes de sua vitória vemos a Grande chamada de Deus, pois sua escolha de Dues(I Sm 16. 12,13).
Davi tornou se o centro das atençoes, tanto das tropas como do povo. Essa notoriedade troxe novos desafios para o jovem filho de Jesse o mais importante de seus desafios e a maneira de se conduzir com prudencia e sabedoria. A atitude desse Jovem causa lhe respeito e adimiração, e desperta da parte do Rei uma inveja, que passa a considerar como novo herói nascional. O mesmo ocorre hoje na obra de Deus, gerando situações difíceis, acusações injustas, ameaças, obstáculos e prejuízos à igreja.

I. AS QUALIDADES E VIRTUDES DE DAVI

I Um homen talentoso.

Davi, mesmo antes de vencer o gigante Golias, já tinha habilidades e virtudes, mesmo como Pastor de ovelhas La no campo para defender as ovelhas, diante dele (I Sm.17.35,36). Quando os Servos de Saul solicitam um músico para tocar para o Rei em suas crises espirituais, alguém que conhecia o disse”Eis que conheçoum filho de Jesse, o belemita que sabe tocar bem e è valente animoso, homen de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o Senhor e com ele.(I. Sm16.18b). E lembrar que quando Deus revesti seu Servo do Seu Espírito e começa usar ele em suas Mãos pois o Espirito de Deus já tinha retirado de Saul, e um espírito mal lhe oprimia. Pois o homem quando perde está graça de Deus fica tenebroso pois foi o que aconteceu com Saul,pois ele acabou consultando uma feiticeira e cometeu o pior um suicídio.(I. SM.31.4,5).

2. Um homem com muitas habilidades. Algumas virtudes,habilidades e qualidades de Davi são imprescindiveis à igreja nos dias atuais:

a) MUSICO. Davi sabia tocar magistralmente. Era eximo musico e poeta, e isso muito contribuía para ele ser um homem espiritual,metódico, organizado e sensível as questões de ordem Divinas. Basta nos conferirmos nos muitos salmos e contatarmos essa realidade. É altamente importante para a Igreja de Deus e para a vida cristã de cada um a verdadeira musica evangélica a musica de Deus.(I. Cr. 16.41,42); Musica inspirada pelo Senhor e bem executada(Sl.33.3); musica espiritual que ensina e edifica tanto quem canta quanto quem ouve.

b) Forte. Os livros de Ie 2 samuel; I crônicas e Salmos registra os feitos corajosos, resolutos, decisivos e vitoriosos de Davi. Neles vemos um homem de fé, oração, justo e temente a Deus e perseverante, como como no caso registrado em I Cr.14.8-17.

c) Valente. Davi, por confiar inteiramente no Senhor, era um homem destemido em seu desempenho como Rei de Israel. Ele demonstrou coragem, habilidade e eficiência antes de ocupar o trono e depois, quando nele assentou-se.

d) Homem de guerra. Infelismente as guerras com os seus incontáveis sofrimentos e conseqüências vem dos primórdios da humanidade, a partir do momento em que pecado nela entrou (Gn.3;PV.6.14;Tg. 4.1,2) Pois vemos Caim matando Abel(Gn.4.8) e partir daí, a Bíblia registra muitas guerras, basta ler genises 14. 1-17, bem como grande parte do antigo testamento.

e) Sisudo em palavras. Davi era um homem prudente em seus assuntos, suas palavras agradáveis e sinceras, pois nos servos de Deus precisa saber que falar o que conven e muito importante, principalmente no ministério.

f) Boa aparência. A boa aparência e compostura é muito importante pois influencia a visão das demais. Alias, a aparência é algo tão marcante que se não fosse Deus, Samuel teria ungido a pessoa errada ( I SM 16.6,7). Quando Saul ascendeu ao trono, sua aparência, inclusive seus traços físicos, foram logo percebidos e mencionados pelo povo (I Sm 9.2; 10.23). Conven dizer que o que agradou ao Senhor ao escolher Davi foi o seu interior (I Sm.16.7 ), e não a sua aparência externa. Vemos aqui um principio a que a Igreja deve estar atenta ao avaliar alguém como homem de Deus,ou não,somente pelo que vê ou ouve.

g) O Senhor era com ele. Davi era piedoso,um homem temente a Deus. A piedade aparece na vida do filho de Jesse como uma virtude que deve ser imitada (I Tm4.8; 6.11). O Eterno era tudo para Davi (Sl18. 2), e isso fez toda a diferença em sua vida. Sua inteira e voluntaria submissão ao Senhor fez dele o maior monarca da história.

II. O TALENTO DE DAVI NA CORTE

I) Davi como escudeiro do Rei. Antes de chegar a ser escudeiro do Rei Saul, o jovem Davi era um simples camponês, trabalhando como pastor de ovelhas de seu pai (I Sm17.15 ), e tinha habilidades de tocar instrumentos de cordas ( I Sm16.18 ). Na corte Davi era praticamente um desconhecido( I Sm.17.55,56 ).

O homem segundo o coração de Deus obteve êxito desde o principio em todo lugar, porque foi alguém que sempre cultivou em seu espírito a humildade de aprender e de começar de baixo. Quem quer chegar onde Davi chegou, deve saber se portar, agir com humildade e estar pronto a aprender como todo bom servo.

2) Como comandante das tropas. Até o seu desafio a Golias, Davi era um aprendiz na casa Real ( I Sm16. 21 ). Todavia, essa situação drasticamente graças a sua estupenda vitória sobre Golias, o filisteu de Gate. De um simples músico e escudeiro aprendiz, Davi foi promovido a comandante de tropas ( I SM.18. 5).

Davi, por ser fiel e amar o Senhor e sua palavra, soube se conduzir como0 iniciante e tambem porta se numa posição elevada de autoridade. Não é difícil execultar tarefas mais difícil, extensas e complexas quando se aprende bem a fazer as mais simples, buscando ao Senhor, o Divino Mestre, que tudo conhece.

III. O CARISMA DE DAVI NO PALACIO REAL

Nos relacionamentos. Inicialmente Davi foi muito estimado pelo próprio rei ( I SM 16.22), mas isso foi apenas no começo, depois tudo mudou ( I SM 18.7-16). Entretanto na corte, ele ampliou seu relacionamento, demonstrando sua habilidades e empatia com as pessoas relacionada ao reino;

Para administrar conflitos. Davi se portou com sabedoria na corte quando demonstrou habiliades para administrar os conflitos, porem as mulheres que acompanhava a corte traziam conversas que provocaram um ciúme e inveja ao rei , a escritura registra que daquele dia em diante, Saul não via Davi com bons olhos, contudo Davi não revidou mas preferiu fugir (I Sm18.11;). Quando teve oportunidade, procurou reatar as relações rompidas pois respeitou a unção e não tocou no ungido do Senhor (I SM. 26. 9-25).

2 comentários:

  1. Paz!
    Há possibilidade de vocês colocarem nosso widget de notícias em seu blog?
    caso tenha entre em contato anoticiagospel@hotmail.com
    Site www.anoticiagospel.com.br

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é uma bênção, li algumas coisas, e dou graças pela Graça derramada sobre si, que a cada dia continue a ser esta bênção.Aquilo que escreve seja como pão para o faminto, e água para o cansado.E que cada irmão ao ler suas mensagens seja edificado, exortado no amor derramado no seu coração, a sua alegria, paz e graça, cresçam de maneira a transbordar seu cálice, e atingir os corações.Aproveito a fazer-lhe um convite: Gostaria que fizesse parte dos meus amigos virtuais em meu blog A Verdade Que Liberta. Deixo as minhas cordiais saudações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir